terça-feira, 27 de julho de 2010

7ª edição da MIMO abre inscrições para Etapa Educativa

Destaque da Mostra Internacional de Música em Olinda (1 a 7 de setembro, Olinda, Recife e João Pessoa), a Etapa Educativa investe no aperfeiçoamento técnico e interpretativo dos alunos. Aproximadamente 9 mil pessoas foram atendidas gratuitamente desde 2005. A cada ano a MIMO ganha o interesse de jovens estudantes e músicos profissionais que buscam contato com os grandes nomes que passam pelo festival, já reconhecido como um dos principais de música no país.

A partir desta terça-feira (27.07), estudantes e músicos de todo mundo podem se inscrever, via internet (www.mimo.art.br), nos cursos oferecidos pela Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO). A Etapa Educativa ocorre entre as cidades de Olinda e Recife e é dividida nas seguintes categorias: oficina de formação de orquestra, curso de regência, master classes, workshops, Orquestra Sinfônica MIMO e projeto MIMO para Iniciantes, este último aplicado em escolas da rede pública. As inscrições seguem até 13 de agosto.


Este ano, o projeto oferece 22 opções. As aulas serão ministradas por artistas como os pianistas Jean Louis Steuerman e Mario Canonge (Martinica /França), o guitarrista americano Mike Stern, integrantes do Hugo Wolf Quartet (Áustria), o grupo de violonistas franceses Selmer#607 e os brasileiros Isaac Karabtchevsky, o guitarrista Dado Villa-Lobos, a harpista Cristina Braga, o multiinstrumentista e produtor Henrique Cazes, o saxofonista Leo Gandelman, os cantores líricos Fernando Portari e Rosana Lamosa, os violonistas integrantes do Duofel, entre muitos outros.


"Os dias são intensos e transformadores para os alunos. Esse conjunto de ações visa resultado a médio e longo prazo, mas após seis anos, já começamos a perceber os frutos. Vários grupos estão surgindo a partir de encontros na MIMO. \", diz Lu Araujo, idealizadora e diretora artística da Mimo.


No curso de regência, ministrado pelo maestro Isaac Karabtchevsky, os alunos trabalham durante sete dias, com uma Orquestra Sinfônica à disposição. Ao final do curso, ainda participam da programação oficial de concertos da MIMO 2010, regendo a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.


As oficinas de formação de orquestra são divididas em naipes como cordas friccionadas, madeiras, metais, percussão sinfônica e compreendem um naipe de cordas dedilhadas, com objetivo de formar uma orquestra identificada com a música brasileira e seus notáveis instrumentos como o violão, bandolim, cavaquinho, viola e outros.


Wagner Tiso - compositor residente da MIMO 2010


Escolhido como compositor residente da edição 201, o músico mineiro Wagner Tiso participa como solista da Orquestra Sinfônica MIMO na montagem de sua suíte sinfônica Cenas Brasileiras. Os alunos que quiserem ter o privilégio de trabalhar lado a lado com Tiso, devem se inscrever nas oficinas de formação de orquestra. Aproximadamente 60 deles serão escolhidos para integrar a Orquestra MIMO e assumir o comando dos violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, flautas, oboés, clarinetas, fagotes, trompas, trompetes, trombones, tubas e tímpanos e outras percussões. O regente residente é o carioca Guilherme Bernstein. O resultado será apresentado num concerto-homenagem a Wagner Tiso na programação oficial da MIMO, na Igreja da Sé (Olinda).


Nesta 7ª edição, a Etapa Educativa receberá:

· Isaac Karabtchevsky à frente do Curso de Regência, que terá a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa como orquestra residente.

· Leonardo Altino, Cristina Braga, Florian Berner (Hugo Wolf Quartet), entre outros músicos conceituados mundialmente, no ensino das Master Classes.

· Nayran Pessanha, Marco Cesar, Adelmo Arcoverde, Elione Medeiros, João Luis Areias, Antonio Augusto, Andre Boxexa na prática de conjunto e música de câmara das Oficinas de Formação de Orquestra, que recebe este ano na cadeira de Compositor Residente o também arranjador e pianista Wagner Tiso.

· Selmer#607 (França), Mario Canonge (Martinica/França), Dado Villa-Lobos, Leo Gandelman, Mike Stern (EUA), Duofel, Jurim Moreira, Henrique Cazes, Marcos Nimrichter e João Gaspar na condução dos Workshops.

· Jerzy Milewski, violinista e Aleida Schweitzer, pianista, no comando da MIMO para Iniciantes.


ORQUESTRA MIMO

A criação e desenvolvimento de uma Orquestra Sinfônica MIMO é uma dos mais importantes aspectos deste festival. Esta ação tem como objetivo fomentar conjuntos orquestrais na região e a circulação de repertório, tanto brasileiro quanto internacional. A cada ano a direção e a Coordenação Didática da MIMO escolhem um compositor residente para que os jovens músicos possam travar contato com essa obra e com os aspectos estéticos das suas composições. O compositor residente participa com destaque dos ensaios da orquestra e estas são apresentadas ao público no esperado concerto de encerramento.


Já estiveram nesta função o compositor e multiinstrumentista Egberto Gismonti e o Maestro Duda. Este ano, o convidado é Wagner Tiso. Compositor, arranjador e pianista, o artista circulou com sucesso em diversas vertentes da música instrumental e popular brasileira, incluindo também as trilhas sonoras para cinema, TV e peças para dança. Foi um dos pioneiros dos concertos populares utilizando orquestras sinfônicas. É um dos músicos populares mais respeitados do Brasil e participa com freqüência de principais festivais como, Montreux, Berlim, Montmartre, entre outros. Sua estréia na MIMO aconteceu em sua primeira edição e desta vez volta a Olinda como compositor residente.


CURSO DE REGÊNCIA

Sob a orientação de Isaac Karabtchevsky, um dos mais célebres regentes brasileiros com atuação importante no cenário internacional, o Curso de Regência proporciona aos alunos a rara oportunidade de praticar com uma sinfônica com todos os recursos.


Seguindo a estrutura pedagógica do curso que ministra no Festival de Riva Del Garda, na Itália, Karabtchevsky enfatiza o aprimoramento do gestual e estimula em cada aluno a capacidade de liderança. Abertas a brasileiros e estrangeiros, as vagas são divididas nas categorias alunos regentes (15 vagas) e ouvintes (até 150 vagas). Ao final 8 executantes são selecionados para assumir a batuta e reger num concerto a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.


MASTER CLASSES

Oportunidade única para jovens profissionais de música e conjuntos de câmara interessados em apurar técnica e alta interpretação em seus respectivos instrumentos, as Master Classes são abertas a candidatos com um mínimo de cinco anos de estudo musical atestados. Os professores são selecionados entre os nomes nacionais e internacionais que participam da MIMO e trabalham individualmente com cada executante o seu repertorio indicado. Solistas de instrumentos melódicos (cordas, metais, sopros e voz) devem se responsabilizar por seus acompanhadores. Os interessados podem se inscrever nas categorias de executante ou ouvinte.


Atividades das Master Classes:

· Piano / Professor: Jean Louis Steurman

· Violinos / Professores: Sebastian Gürtler e Regis Bringolf (Áustria)

· Viola / Professor: Wladimir Kossjanenko (Áustria)

· Violoncelo / Professor: Florian Berner (Áustria) e Leonardo Altino

· Fagote / Professor: Elione Medeiros

· Canto Lírico / Professor: Fernando Portari e Rosana Lamosa

· Harpa/ Professora: Cristina Braga

OFICINAS DE FORMAÇÃO DE ORQUESTRAS

Para incentivar a prática de conjunto e de orquestra e a ampliação de repertórios, a MIMO convocou uma equipe de músicos com ampla experiência didática e interpretativa, atuante em diversas formações nas vertentes popular e erudita, para ministrar as cinco oficinas:


* Nayran Pessanha na Oficina de Cordas Friccionadas;

* Antonio Augusto e João Luiz Areias na Oficina de Metais;

* Elione Medeiros na Oficina de Madeiras;

* André Boxexa na Oficina de Percussão Sinfônica;

* Marco César e Adelmo Arcoverde na Oficina de Cordas Dedilhadas;


Nesta edição, cada um dos grupos terá a oportunidade de se apresentar num concerto final especialmente selecionado, mostrando em público os resultados artísticos de seu intenso trabalho.


WORKSHOPS

A MIMO promove encontros informais entre os artistas que se apresentam na Mostra e o público, que pode ser formado por músicos e também por leigos. É uma exclusiva oportunidade de trocar experiências relacionadas à atividade musical como métodos de estudo, cuidados com os instrumentos e particularidades da carreira e do cenário musical. O objetivo deste encontro é estimular a criação musical, a busca por uma linguagem própria, conhecimento de instrumentos e o estudo de repertório de diversas origens


Atividades dos workshops:

· Violões / Professores: Selmer (França)

· Violões e Violas/ Professores: Duofel

· Guitarra / Professor: Dado Villa-Lobos

· Piano / Professor: Mario Canonge (França)

· Saxofone / Professor: Leo Gandelman

· Guitarra / Professor: Mike Stern (EUA)

· Percussão / Professor: Jurim Moreira

· Cavaquinho / Professor: Henrique Cazes

· Acordeon / Professor: Marcos Nimrichter

· Violão e guitarra / Professor: João Gaspar

MIMO PARA INICIANTES

Desde 2005 é assim: crianças de 5 a 10 anos da rede pública de ensino de Olinda aguardam ansiosas pela chegada do violinista Jerzy Milewski, polonês naturalizado brasileiro, e da pianista catarinense Aleida Schweitzer. Pela quinta vez consecutiva, a dupla vai apresentar à garotada um panorama da música ocidental, que inclui os principais compositores do mundo, eruditos e também populares. Muitas vezes, estas aulas-concertos são responsáveis pelo primeiríssimo contato dos pequenos com a música de concerto e com instrumentos. As aulas são sempre fechadas e dedicadas exclusivamente aos alunos das escolas selecionadas.

Em 2010 a MIMO para iniciantes homenageará o gênio polonês da música Frédéric Chopin, que estaria completando este ano seu bicentenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário