sexta-feira, 30 de julho de 2010

TIPOS LATINOS EM CARTAZ NO MURILLO LA GRECA

Em sua quarta edição, a mostra bienal exibe projetos de 14 países da America Latina


Foi inaugurada na noite de quinta-feira (29), no Museu Murillo La Greca, a exposição Bienal Tipos Latinos. O evento, realizado em parceria com o Centro de Design do Recife, é um dos mais importantes do design latino americano e exibe a produção tipográfica do chamado Cone Sul.

Em sua quarta edição, a Bienal Tipos Latinos 2010 busca mapear os mais significativos trabalhos produzidos no biênio. A mostra, presente em 14 países da América Latina, visa reunir e divulgar o design na região. A bienal promove o fortalecimento tanto desta produção quanto das redes culturais que estão se estabelecendo entre os países latinos. No Brasil, o evento é tradicionalmente realizado em São Paulo e acontece no Recife pela segunda vez.

Este ano, 499 projetos foram submetidos aos jurados representantes de cada país/sede, dos quais 78 foram aprovados. Entre os trabalhos selecionados está a fonte Boneca de Pano, da pernambucana Pedrina Reis, inspirada no imaginário das antigas bonecas artesanais. Durante a abertura da exposição, a artista apresentou seu projeto ao público e falou da satisfação por participar da mostra. O sentimento de surpresa ainda permanece junto a honra que sinto por ver meu trabalho fazendo parte disso tudo. Me inspirei em algo que faz parte da vida de muita gente, que são as bonecas de pano, e fico felicíssima por perceber a aceitação do meu trabalho, conta Pedrina.

A design Mariana Pitanga foi conferir a exposição e gostou do que viu. “Ter acesso a trabalhos ricos como estes sem ter que me deslocar para São Paulo é muito bom. A mostra traz até nós o que há de melhor no mundo e é possível não só apreciar, mas aperfeiçoar nosso trabalho”, afirmou.

Sexta (30) será realizada, durante todo o dia, no Murillo La Greca, a oficina “Digital Manual, destinada a profissionais da área e demais interessados no assunto. O curso, ministrado por Fabio Lopez e Matheus Barbosa, do Centro de Design do Recife, propõe a investigação do processo de criação de alfabetos baseados na escrita manual e na compreensão das diversas etapas existentes na transposição de uma referência analógica ao ambiente digital com foco no desenho de letras. A oficina não exige dos participantes conhecimento avançado ou prévio de caligrafia e tipografia, mas oferece algumas dicas valiosas para quem quiser aprofundar a compreensão dessas duas áreas complementares.

Serviço:
Inauguração e palestras da segunda versão brasileira do TL2010 | Recife.
Onde: Museu Murillo La Greca - Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti 366, Parnamirim
Quando: de 29 de julho a 27 de agosto
Horário: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h; e sábado, das 14h às 17h.
Acesso gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário