sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pesquisa.Música no Recife

O Recife ganha evento dedicado à pesquisa musical. Em formato de seminários,o Pesquisa.Música (lê-se: pesquisa ponto música) trará grandes nomes da música nacional que irão expor suas pesquisas e trabalhos na área. O primeiro encontro acontece no próximo sábado, 21 de agosto, às 19h, no Conservatório Pernambucano de Música, e reunirá na mesma mesa dois grandes nomes da música brasileira: Luiz Tatit e José Miguel Wisnik. Entre a data de abertura até o dia 12 de novembro uma programação que irá contemplar mais sete encontros e vários nomes consagrados, como os dos músicos Siba Veloso PE-29/10), Sérgio Cassiano (PE-10/09), Climério de Oliveira (PE-27/08), Sara Cohen (RJ-20/10) e Rafael dos Santos (SP-08/10).

O ponto de partida para cada encontro é relacionado à pesquisa que cada um realizou ao longo de sua trajetória de formação profissional. Levando em
consideração que todos os convidados para ministrar as palestras, já possuem
trabalhos voltados para pesquisa na área de música ou com áreas que se relacionam de alguma forma com este campo de conhecimento.
Assim, é possível favorecer a multiplicidade de olhares em relação à música, explica Sérgio Godoy, idealizador do projeto. Ele que, além de idealizador do Pesquisa.Música, é um dos curadores do evento, atua como professor no Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco e durante 15 anos atuou como professor no Conservatório Pernambucano de Música; mestre em composição – música popular, pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Entre outros projetos de que já fez parte, o Grupo Boca de Forno, infantil de arte integrada cujo CD finalista do Prêmio Sharp 98 e com o qual montou os espetáculos "O Baile do Menino Deus” e "Bandeira de São João" em Recife, Olinda e Salvador, BA. Ao lado dele na curadoria, está o mestre Carlos Sandroni, letrista, compositor e professor de etnomusicologia no Departamento de Música e no Mestrado em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco; com músicas gravadas, entre outros, por Milton Nascimento, Adriana Calcanhoto e Olívia Byington.

*Primeiro seminário* - recebe Luiz Tatit, músico, escritor e compositor
paulista. Com trabalho reconhecido nacionalmente, com vários discos gravados
como autor e intérprete, foi fundador do grupo Rumo, ícone do movimento de
vanguarda paulista da década de 80, de onde também surgiram nomes como Ná
Ozzetti, Itamar Assumpção e Arrigo Barnabé. No âmbito da pesquisa, Tatit é
também professor pesquisador da USP, um semioticista, e escritor de vários
livros que estudam o cantar brasileiro. Para dividir a mesa, José Miguel Wisnik, que é outro grande ícone brasileiroda música. Considerado um dos maiores músicos da atualidade; atua tambémcomo professor de Teoria Literária na USP/SP. Entre os seus vários parceiros musicais, só para citar alguns, estão Alice Ruiz, Ná Ozzetti, Caetano Veloso e Tom Zé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário