quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Festa Literária - FreePorto 2010

FreePorto 2010 propõe um livro vivo, com cenário no Recife Antigo
Entre os dias 03 e 05 de dezembro, o Bairro do Recife Antigo irá se transformar em um estado autônomo – denominado Protetorado Soberano da Nova Bulgária, ilha
em que as ruas são governadas segundo as leis de escritores e poetas – e as pessoas que lá estiverem serão partícipes de uma narrativa que conta a história do casamento da raposa com o rouxinol.Surgida em 2009 com a proposta de fazer uma Festa Literária irreverente (em dois sentidos: o do humor e também o de não fazer reverência ao fenômeno que produz literatura de prateleira) e de rever o próprio formato tradicional das festas literárias, a FreePorto, promovida pelo grupo Urros Masculinos, chega a sua segunda e penúltima edição, propondo um “livro vivo”. Nos três dias de evento um grupo de atores e escritores irá encenar a narrativa ao ar livre, O Casamento da Raposa, na qual o público fará parte do elenco. Ainda haverá uma programação de conferências com nomes da literatura pernambucana e nacional, e a presença internacional do poeta uruguaio Martín Palacio Gamboa.

Raísa Feitosa é uma das jovens convidadas da FreePorto. Também entre os convidados Mario Prata, Bruna Beber e Nicolas Behr. A celebração à literatura não se resume à encenação, mas se alastra por todo no Recife Antigo, local onde acontece a Festa. Durante o evento, o bairro será um grande palco, transformando-se em Nova Bulgaria (em uma referência à obra Púcaro Búlgaro, do escritor mineiro Campos de Carvalho, um dos homenageados do evento), que constitui um universo fictício, com governo próprio, em que os escritores são os “donos da rua” e podem ditar a política do local. O melhor é que todo aquele que comprovar o ofício por meio de seus manuscritos ou similares podem adquirir uma via pública como sua propriedade e mandar uma carta à página da festa, falando de suas boas intenções como “gestor público”. Durante o evento, aqueles que quiserem clamar uma rua como sua, devem fazer uma declaração pública na Rua da Moeda em forma de poema, numa mistura de recital relâmpago e pregão medieval.Também fazem parte da programação da FreePorto 2010 apresentações musicais, sessões de leituras, conversas, lançamento de livros, entrega o 1º Prêmio Pierre Menard de Cover Literário (para quem fizer o melhor texto cover de seu autor favorito) e outros eventos com propostas “bastante peculiares” . Este ano, além de Campos de Carvalho, a feira homenageia as escritoras Lucila Nogueira e Silvana Menezes e a referência principal às suas obras está na programação, em que cada evento recebe como título uma frase ou verso deles. Toda a programação encontra-se na página: (http://freeporto.wordpress.com/).A FreePorto tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Recife, da Fafire e do SESC - Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário