terça-feira, 2 de abril de 2013

Crise na Coréia 2



Com a aproximação do fim da Segunda Guerra as potências vencedoras tratavam de redefinir a geografia política mundial. Estados Unidos e a antiga União Soviética eram na verdade as potências nos quais os outros países gravitavam com satélites. Era a Guerra Fria em que o mundo capitalista se confrontava com a alternativa comunista exemplificada pela Rússia Comunista. Nessa disputa de poder, povos diferentes formaram países artificias que hoje vivem em constante guerra civil, e outros povos, com mesma cultura, língua e história foram divididos.
              Os casos mais emblemáticos foram na Europa a Alemanha dividida em República Federal Alemã, pró-ocidental, capitalista e a República Democrática da Alemanha, ou Alemanha Oriental, comunista, divida até 1990. Na Ásia o Vietnã, antiga colônia francesa, ocupada pelo Japão embora mantendo a máquina administrativa colonial francesa durante a ocupação. Após a guerra, a França tentou restabelecer o seu domínio colonial, mas falhou na Primeira Guerra da Indochina (1946-1954). Os Acordos de Genebra dividiram o país em dois (Vietname do Norte e Vietname do Sul), com a promessa de eleições democráticas para reunificar o país.  No entanto, ao invés da reunificação pacífica, a divisão do país levou à Guerra do Vietnã (1955-1975). Durante este período, a República Popular da China e a União Soviética apoiaram o Vietnã do Norte, enquanto que os Estados Unidos apoiaram o Vietnã do Sul. Após a morte de milhões de vietnamitas, a guerra terminou com a vitória comunista em Abril de 1975.
              O mesmo sucede a Coréia. Ocupada pelos japoneses desde 1810, forças chineses e russas, libertam o território no fim da Segunda Guerra. A pressão norte-americana tentar impor um governo aliado em claro confronto com os interesses da China e Rússia Comunista, levando a Guerra da Correia.
              As tropas russas abriram caminho para a formação de um Estado comunista e, em 1948, era criada a República Popular Democrática da Coreia. Procurando a unificação através da força, as tropas norte-coreanas invadiram a Coreia do Sul, em 1950, dando início à Guerra da Coreia. As Nações Unidas intervieram, com tropas majoritariamente norte-americanas, enquanto os soldados chineses reforçaram a Coreia do Norte. Em 1953 foi assinado um armistício. Entre 1972 e 1994, o presidente Kim Il-Sung fez pressão para a reunificação da Coreia e para a retirada das tropas dos EUA. Nessa altura, a Coreia do Norte já estava transformada num dos regimes mais repressivos do mundo. Kim Il-Sung morreu em 1994 e, até hoje, a Coreia do Norte continua a ser uma república com um partido único.

Nenhum comentário:

Postar um comentário