sábado, 29 de junho de 2013

Pirâmide financeira e marketing multinível



Um esquema em pirâmide conhecido também como pirâmide financeira é um modelo comercial previsivelmente não-sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema, a níveis insustentáveis.

O esquema de pirâmide pode ser mascarado com o nome de outros modelos comerciais que fazem vendas cruzadas tais como o marketing multinvel (MMN), que são legais. A maioria dos esquemas em pirâmide tira vantagem da confusão entre negócios autênticos e golpes complicados, mas convincentes, para fazer dinheiro fácil. A ideia básica por trás do golpe é que o indivíduo faz um único pagamento, mas recebe a promessa de que, de alguma forma, irá receber benefícios exponenciais de outras pessoas como recompensa.

A questão fundamental é: como uma atividade não-produtiva, pode gerar lucros? Ora, você vera depoimentos de várias pessoas relatando seus lucros. Claro, tudo se baseia no recrutamento, quem estiver no topo da pirâmide vai recrutando, engordando a base com novos financiadores, até o momento que a bolha estoura, não entram novos financiadores, os que estão na base não vem a cor do dinheiro e os que estão no topo – melhor, quem começou o processo some com a grana de todos os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário