quinta-feira, 31 de julho de 2014

6º Concurso de Desenho e Redação da CGU



Início das inscrições

01/01/2014

Fim das inscrições

26/09/2014

Tema

Acesso à Informação: Um direito de todos

Em ano de Copa do mundo, eleições nacionais para Presidente e Governadores e manifestações populares em todo Brasil, nada mais oportuno do que levar para sala de aula a discussão da Participação Cidadã.
Desde maio de 2012 está em vigor a Lei 12.527/2011, a Lei de acesso à informação, carinhosamente chamada de LAI.
Você sabia que a LAI permite a qualquer pessoa perguntar diretamente a qualquer órgão ou entidade de governo federal, estadual ou municipal sobre qualquer informação pública? E que a LAI vale para todos os poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, além dos Tribunais de Contas e Ministério Público? Todos sem exceção devem responder às perguntas da sociedade.
Você sabia que essas perguntas podem ser feitas diretamente pela internet e que o cidadão tem direito a uma resposta em 20 dias em regra e se achar a resposta insuficiente ainda pode recorrer para uma revisão? No governo federal, por exemplo, é só acessar o site e se cadastrar na hora:

Acabou a cultura do sigilo. Com a LAI todos tem o direito ao acesso à informação!

Quanto mais informada for a sociedade, melhor é a sua capacidade de realizar o Controle Social, de votar e de direcionar as ações governamentais para o seu benefício.
É com essa motivação que a Controladoria-Geral da União (CGU) lança o seu 6º Concurso de Desenho e Redação da CGU com o tema “ACESSO À INFORMAÇÃO: UM DIREITO DE TODOS, que pretende estimular professores, estudantes e suas famílias a exercer o controle social com esse novo e fantástico instrumento de cidadania, que é a LAI.

Como a escola pode participar e divulgar?

Veja o regulamento e materiais completos de divulgação aqui!
O prazo limite para envio de trabalhos pelas escolas é dia 26 de setembro de 2014.
Você Professor(a), Diretor(a), Pai, Mãe: leve essa ideia para Escola e ajude a formar uma sociedade mais consciente e participativa!

PREMIAÇÃO e Reconhecimento da Escola-Cidadã

Na categoria desenho, serão premiados os alunos do 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano. Já nas categorias referentes às redações serão premiados os alunos do 6º ano, 7º ano, 8º ano, 9º ano, Ensino Médio (1º ao 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos. Os primeiros colocados receberão certificado e um netbook; os segundos colocados, certificado e um tablet; e os terceiros, certificado e um smartphone. Os professores dos primeiros colocados ganharão um leitor de livro digital (e-Reader).
Todas as escolas que elaborarem e puserem em prática estratégias de sensibilização e mobilização dos alunos em torno do tema do concurso poderão concorrer ao título de Escola-Cidadã. Basta relatar as experiências desenvolvidas no projeto no campo “Plano de Sensibilização e Mobilização” da Ficha de Participação.
A avaliação dos trabalhos será feita por Comissão Julgadora a ser designada pela CGU, e o anúncio dos melhores em cada categoria ocorrerá até 31 de outubro de 2014. Os prêmios serão entregues aos vencedores até o dia 19 de dezembro de 2014 em cerimônia a ser definida pela CGU.

Histórico do Concurso de Desenho e Redação da CGU

O Concurso de Desenho e Redação da CGU é promovido no âmbito do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, desde 2007, tendo mobilizado mais de 1 milhão de alunos em cinco anos. Os temas das edições anteriores do concurso foram: “Como a sociedade pode ajudar no combate à corrupção?” (2007), “O que você tem a ver com a corrupção?” (2008), “Todos pela ética e cidadania: como posso contribuir para uma sociedade melhor?” (2009), “Como será o futuro do Brasil com o dinheiro público bem aplicado?” (2010) e “A sociedade no acompanhamento da gestão pública: Todos podem fiscalizar o dinheiro público!” (2011).
Leia o regulamento e participe do concurso! Boa sorte!
Dúvidas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário