sábado, 11 de outubro de 2014

Como Organizar sua Banda: Oficina



Já está na hora de sua banda sair do improviso e acertar o tom do sucesso! Pensando nos futuros produtores musicais ou aspirantes a músicos profissionais, as Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), em parceria com o curso de Produção Fonográfica, promovem a oficina “Como arrumar sua banda”. O curso é ministrado por Taciana Enes, autora de livro sobre o tema e profissional atuante no mercado cultural. As atividades acontecem entre os dias 20 e 24 de outubro, das 13h às 17h, na sala 113, localizada no primeiro andar da instituição. As inscrições devem ser realizadas clicando aqui. O investimento é de R$ 100,00.


Durante os encontros, questões como políticas culturais, formação de conceito de marca e técnicas de marketing devem ser abordadas, assim como as ferramentas básicas para a compreensão e utilização da linguagem musical. O evento proporciona o contato dos participantes com essas noções. O coordenador do curso de Produção Fonográfica da instituição, Ricardo Maia, aponta ainda que a oficina permite a inserção de “alunos e demais interessados na realidade do mercado de trabalho da música”.

Além de Diretora da A Gravina Produções, o currículo de Taciana aponta uma vasta experiência em produção artística. Entre os artistas e bandas que já contaram com o trabalho dela estão Liv Moraes, Arlindo dos Oito Baixos e Academia da Berlinda. Ela também atuou na elaboração dos projetos “O dia em que a terra parou”, “Olinda já é carnaval” e “Jaboatão em Artes” (aprovado pela CHESF e executado em 2010).

Segundo Taciana, os objetivos da oficina são “levar o conhecimento da autogestão e planejamento de carreira destacando palavras chaves como mercado cultural, economia criativa que fazem parte deste cenário produtivo”.

Conteúdo da oficina:


Mercado cultural (políticas culturais, economia da cultura), economia criativa (destacando a exclusividade do seu projeto), formação de conceito/marca, utilização de técnicas do marketing na música, algumas dicas para as bandas, leis e comportamento (plágio, versão, cover) documentação da banda: release, currículo, mapa de palco e iluminação, set list, rider técnico, clipping,autorizações do ECAD e OMB, sustentabilidade (produção independente, empreendedor individual), autogestão e elaboração de projetos Culturais (lei Rouanet).

Nenhum comentário:

Postar um comentário