terça-feira, 23 de novembro de 2010

Curta Literário

Cinema e literatura vivem uma simbiose perfeita.O cinema pode ampliar e conduzir o alcance da literatura àqueles desabituados a literatura. A proposta é usar o audiovisual na perspectiva de difusão e incentivo ao hábito de ler poemas.

ABERTURA Vídeo documentário: "O poeta Nosso de cada dia" com o poeta Lara! Cronista, contista e recitador.
LEMBRANÇA DE AUGUSTO DOS ANJOS poetas Flávio Camburil, Sergio Leandro, Jetro Rocha e Jordano Bruno. Falam um pouco do universo literário desse poeta que é um dos mais populares do Brasil.
EXIBIÇÃO AUDIOVISUAL Curta: Augusto dos Anjos - O poeta esdrúxulo Longa: Augusto dos Anjos - Eu, estranho desconhecido
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA Isaias Belo - Fotografia na Lata
LOCAL: Casketo's bar(Próximo ao prédio da engenharia CTG UFPE,ao lado da praça do terminal do CDU-Boa Viagem-Várzea). DIA: 25 de novembro de 2010 (última quinta do mês)
INICIO: 18 horas

INFORMAÇÔES: amancionorato@hotomail.com, xiofra@hotmail.com.com

Biblioteca Digital

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos.

Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:
• Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
• escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
• Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
• ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA • e muito mais....

Esse lugar existe! O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site: www.dominiopublico.gov.br Só de literatura portuguesa são 732 obras! Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.

Divulguem para o máximo de pessoas!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Encenação da Batalha dos Guararapes

Estreia, no dia 12 de novembro(sexta-feira), ás 20:00h. o espetaculo
Batalhas dos Guararapes.

Ficha Técnica:Realização Métron Produções
Texto/ Direçao: José Pimentel


Peça: Batalha dos Guararapes
Local: Parque Histórico Nacional dos Guararapes(Monte Guararapes),
Jaboataão dos Guararapes-PE
Dias/Datas: de 12 a 1 5 de novembro( de Sexta-feira a Segunda-feira)
Horário: 20:00h.
Entrada Gratuita

terça-feira, 9 de novembro de 2010

CONCURSO DE VIDEO MINUTO CIENTÍFICO

Estão abertas as inscrições para o Minuto Científico, concurso de vídeos de difusão científica latinoamericana e caribenha, organizado pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A premiação acontece dia 30 de maio de 2011, durante a 12ª Reunião Bienal da Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPop), realizada no Brasil, em Campinas, interior de São Paulo, no período de 29 de maio a 2 de junho.

Com o tema Transformação, o concurso aceitará trabalhos nas categorias Jovem, para participantes com até 18 anos de idade, e Adulta. Os vídeos com duração entre 60 e 120 segundos, deverão ser inscritos em apenas uma, das três grandes áreas do conhecimento: ciências humanas e sociais, exatas e tecnológicas e biológicas. Para cada vídeo submetido, o participante deverá encaminhar um resumo de até 250 palavras, link da produção no Youtube, declaração de posse e cessão de direitos autorais e ficha técnica da obra.

As inscrições acontecem até 11 de março de 2011, na página da 12ª Bienal da Red Pop (http://www.mc.unicamp.br/redpop2011/) e custam 10 dólares americanos, ou o seu valor correspondente em reais. Os interessados podem inscrever quantos trabalhos desejar, sendo necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição para cada vídeo enviado.
Os trabalhos serão premiados nas categorias Jovem e Adulta, em cada uma das áreas de conhecimento. Para cada obra vencedora, será oferecido prêmio no valor de 500 dólares. Além disso, os vídeos premiados têm garantida a sua exibição nos portais: Revista Fapesp Online, 17ª Mostra Ver Ciências e Museu Exploratório de Ciências.

O Minuto Científico tem como objetivo estimular, localizar e qualificar a produção espontânea, dispersa ou institucional no âmbito da divulgação e difusão científica, que pode ocorrer por iniciativas individuais ou institucionais diversas, tais como, escolas, universidades, museus de ciência e tecnologia, sites, ONGs, centros culturais, empresas de base científica e tecnológica, entre outros.

Organizado pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, associado à Red Pop, o concurso é promovido com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil (MC&T) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

Como montar uma Cooperativa?

Cooperativa é uma entidade fundada por grupos de profissionais de uma mesma área e que prestam serviço para empresas. Todos os integrantes de uma cooperativa são sócios e todos têm o mesmo poder de voto. A lei que regulamenta as cooperativas de trabalho é a Lei do Cooperativismo Brasileiro.

As sociedades cooperativas estão reguladas pela Lei no 5.764, de 1971 que definiu a Política Nacional de Cooperativismo e instituiu o regime jurídico das cooperativas.
São sociedades de pessoas de natureza civil, com forma jurídica própria, não sujeitas à falência, constituídas para prestar serviços aos associados e que se distinguem das demais sociedades pelas seguintes características (Lei no 5.764, de 1971, art. 4o).

Segundo a Lei do Cooperativismo Brasileiro, para fundar uma cooperativa são necessárias, no mínimo, 20 pessoas. Depois, uma reunião deve ser feita para constatar as necessidades dos futuros cooperados, suas dúvidas e reivindicações. Essa conversa inicial servirá de base para criar o estatuto da cooperativa, que vai conter seus objetivos, como será feita a administração e a divisão de tarefas, despesas e lucros.

Após isso é realizada a assembléia de constituição, em que são definidos os diretores, os conselheiros fiscais e o delegado responsável por se relacionar com as associações locais e nacionais de cooperativas. É definido, também, o valor da cota parte, ou seja, quando deve pagar uma pessoa para se associar à cooperativa.

De posse da ata da assembléia, é necessário registrar a cooperativa na Junta Comercial e na representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (clique aqui para procurar os endereços) em seu Estado. A inscrição na prefeitura deve ser feita para que a cooperativa possa emitir nota fiscal. Para terminar, a cooperativa deve ter inscrição na Receita Federal para ter o CNJP.

Uma cooperativa tem que pagar nove tipos de impostos. São eles:
• PIS - A lei determina que no caso de a cooperativa ter funcionários contratados, deve ser descontado 1% do valor pago. Além disso, 0,65% deve ser descontado sobre o faturamento total da cooperativa.
• COFINS - As cooperativas devem pagar 3% sobre o faturamento total.
• Contribuição Social
• Imposto de Renda - Seja qual for o ramo de atuação de uma cooperativa, ela nunca é considerada contribuinte porque o seu propósito é auxiliar os associados. Mas a empresa que contrata a cooperativa deve descontar 1,5% sobre o valor da nota de serviço.
• FGTS - Uma cooperativa só deve recolher o FGTS se tiver funcionários contratados.
• INSS - A cooperativa em si não tem que recolher INSS. Quem deve são os cooperados e a cooperativa tem como dever reter 11% da remuneração dos associados e passar para o Governo.
• ISS - O ISS incide sobre o valor dos serviços prestados, cujo cálculo varia de município a município.
• ICMS - No caso de cooperativas de trabalho não há desconto, mas em alguns estados, cooperativas de produção, agrícolas ou de consumo podem pagar uma taxa.

O art. 87 da Lei no 5.764, de 1971 estabelece que as sociedades cooperativas devem contabilizar em separado os resultados das operações com não associados, de forma a permitir o cálculo de tributos. No mesmo sentido, dispõe os PN CST no 73, de 1975 e 38, de 1980. Outrossim, a MP no 1.858-7, de 1999, e suas reedições, em seu art. 15, § 2o, dispõe que os valores excluídos da base de cálculo do PIS e da COFINS, relativos às operações com os associados, deverão ser contabilizados destacadamente, pela cooperativa, e comprovadas mediante documentação hábil e idônea, com identificação do adquirente, do valor da operação, da espécie de bem ou mercadoria e quantidades vendidas.

A vantagem de se fundar uma cooperativa é que não há encargos trabalhistas, já que todos são sócios. Em relação aos impostos, os custos são equivalentes aos de uma empresa.

O estatuto da cooperativa deve especificar quem fica responsável por administrar os custos e pagamentos. Algumas cooperativas optam por terceirizar esse serviço.

domingo, 7 de novembro de 2010

Prêmio de Fotografia Pernambuco Nação Cultural

Fotógrafos amadores e profissionais de todo o Estado já podem inscrever seus projetos no prêmio Pernambuco Nação Cultural de Fotografia 2010 cujo tema é O retrato fotográfico. As 12 melhores imagens, selecionadas por uma comissão julgadora, receberão, cada uma, uma premiação no valor de R$ 3,5 mil. Além disso, as fotos farão parte do acervo da Fundarpe, que poderá publicá-las em calendários e agendas da instituição e exibi-las em mostras.

As inscrições deverão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Protocolo Geral da sede da Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, Recife-PE, CEP:50050-000). O documento deve ser direcionado à Coordenadoria de Fotografia. Também serão admitidas inscrições via Correios, postadas até o dia 8 de dezembro, como encomenda normal ou Sedex, destinada ao endereço da Fundarpe indicado no edital.

12º Festival de Vídeo de Pernambuco abre inscrição para oficinas

A partir desta segunda-feira (8), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) abre inscrições para duas oficinas gratuitas na área de audiovisual, como parte das atividades do 12º Festival de Vídeo de Pernambuco. Os interessados em participar dos minicursos “Realizando em 1 minuto”, sob a coordenação da jornalista Alice Gouveia, e “O Estilo na Obra Cinematográfica”, com Ana Catarina Galvão, devem se inscrever até 19 deste mês. As aulas serão realizadas entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Derby.

Para se candidatar a uma das 40 vagas disponíveis (20 para cada oficina), é necessário escrever um e-mail para cinemafundarpe@gmail.com, contendo uma carta de intenção com, no máximo 10 linhas, com o título da mensagem OFICINA DE CRÍTICA, referente à oficina de Ana Catarina Galvão, ou OFICINA DE VÍDEO, para a de Alice Gouveia. No e-mail deverão constar ainda o nome completo, o e-mail e o telefone de contato do interessado. O resultado da seleção será divulgado no dia 22 de novembro.

SERVIÇO
Inscrições para Oficinas de Audiovisual do 12º Festival de Vídeo de Pernambuco
Período: de 8 a 19 de novembro
Como se inscrever: enviar e-mail para cinemafundarpe@gmail.com, contendo uma carta de intenção com no máximo 10 linhas, com o título da mensagem OFICINA DE CRÍTICA ou OFICINA DE VÍDEO.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Concurso de Vídeo Eu Quero Nadar no Capibaribe. E você?

Inscrições gratuitas até 8/11/2010

Já estão abertas as inscrições para o EQNC, que está sendo realizado em parceria com a Janela Internacional de Cinema do Recife. O concurso vai selecionar o melhor vídeo digital sobre questões ligadas ao meio ambiente. As obras audiovisuais podem ter duração máxima de 1 minuto e o primeiro colocado será exibido na noite de encerramento do Festival e na TV pública do estado de Pernambuco (TVPE). Pode participar do concurso todo realizador que criar o vídeo (ficção ou documentário) no formato digital, inclusive de um aparelho celular, câmera fotográfica, filmadora caseira, entre outros. Inscrições em http://capibaribe.info

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Porto Musical

Estão abertas as inscrições para a 5ª Edição do Porto Musical, que acontecerá ente os dias 23 e 26 de Fevereiro. O formulário pode ser encontrado no endereço www.portomusical.com.br As inscrições estão sendo realizadas até o dia 19 de novembro no valor de R$ 80.

Seleção de Estágio para o Museu da Abolição - Pernambuco

O Museu da Abolição está selecionando voluntários para estágio na montagem da primeira etapa da sua exposição permanente. O estágio consiste em atuar diretamente na execução das propostas museográficas lançadas no processo de elaboração participativa em andamento. Será oferecido um breve curso com conceitos básicos de expografia: Algumas exposições no Brasil e no mundo; Introdução a materiais e técnicas; Criação e confecção de suportes; Prática de montagem. Para participar basta enviar um currículo museuabolicao@gmail.com
81) 3228 3248 | www.museudaabolicao.com.br

II Mês das Artes Visuais

Casa da Cultura de Pernambuco
Estão abertas as inscrições para as oficinas de criação de personagem dramático e introdução a roteiro de documentário, mostra de cinema e exposição de fotografia. bolsistasccpe@hotmail.com (enviar nome completo e telefone de contato)
Inscrições até o dia 5 de novembro. Gratuito.
Mais informações: (81) 3184 3152

4ª Edição do Festival Áudio Visual Mulher

O Festival do Áudio Visual Ação Mulher,integra pela primeira vez a sua programação a Mostra Competitiva de Vídeo e Curta Metragem, com prêmios totalizando R$ 12 mil, que serão divididos entre os três primeiros colocados nas categorias: vídeo e curta metragem. Regulamento e inscrições no site www.audiovisualmulher.com.

Inscrições para o 15º Cine-PE

O Cine Pe abre inscrições para a edição de 2011, que será realizada entre os dias 2 e 8 de maio, no Centro de Convenções, em Olinda. Os filmes devem ser finalizados a partir de maio deste ano. O material exigido no regulamento deve ser postado até 31 de janeiro de 2011. Os resultado serão divulgados na primeira quinzena de marco para os curtas e na segunda quinzena para os longas. Os filmes devem ser inéditos em Pernambuco, sendo os curtas exibidos em 35 mm e os longas em 35 mm ou digital em três categorias: ficção, animação e documentário. Mais informações pelo e-mal festival@bpe.com.br.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Eleições e Abstenção: Conformismo ou Revolta?

O nível crescente de eleitores brasileiros que se abstém de votar nas eleições é crescente eleição após eleição. Resultado por um lado da descrença cada vez mais da população no que ai esta? Significando também que há espaço para uma nova força política que se diferencie do quadro fragmentário e fisiológico que somos obrigados a aturar na vida política nacional? Apresento abaixo números das eleições presidenciais, dependendo da região do Brasil e do tipo de cargo em disputa os números sobem enormemente.

1989

1 turno (11,90 %)
2 turno (14,50 %)

1994

1 turno (17,80 %)

1998

1 turno (21,50 %)

2002

1 turno (17,70 %)
2 turno (20,50 %)

2006

1 turno (16,76 %)
2 turno (18,90 %)

1 turno (18,20 %)
2 turno (21,50 %)


Fonte: TSE