quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CURSO DE PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS

De natureza transdisciplinar, o curso tem o objetivo de demonstrar vários aspectos do processo criativo e como se manifestam nos mais diversos assuntos e suportes.

Justificativa
Muitos artistas e pesquisadores necessitam de interlocução para refletir sobre o seu processo criativo, para entenderem qual o caminho dentro do seu interesse artístico. O curso Pesquisas Contemporâneas oferece este espaço de discussão e experimentação em torno das plataformas de ação na arte contemporânea, como os suportes, as técnicas e outras variantes. Sabemos que a arte contemporânea expõe uma variedade de suportes e caminhos, mas exatamente esta vastidão de possibilidades pode pulverizar o foco e alguns artistas se perdem e andam em círculos, não conseguem seguir devido as múltiplas possibilidades. Como diz Fernando Cochiaralle todo caminho só é um caminho porque é estreito, um caminho pode ser tudo, no caso da arte contemporânea por exemplo, mas, para isto, é preciso entender o que é tudo e o que é nada na produção de arte atual.

Objetivo Específico
Proporcionar ao aluno a adotar estado de reflexão e discussão em torno do seu processo e de suas possibilidades na sua produção artística.

Metodologia
O Curso “Pesquisas Contemporâneas”, acontece a partir de discusaões abertas, tratando individualmente do processo de criação de cada aluno a partir da análise dos trabalhos produzidos em seu atelier e apresentados durante as aulas. Contribuindo para uma reflexão “coletiva” e aberta dos processos e meios de direcionamento do trabalho de cada um. Na medida em que um trabalho ou pesquisa em especial é discutida abertamente entre o grupo, já contribui para à reflexão individual dos outros participantes sobre o seu próprio trabalho, contextualizando-se. Esta técnica foi usada por mim em uma oficina promovida pela Prefeitura do Recife, onde durante seis meses acompanhei a produção de um grupo de jovens artistas, obtendo resultados positivos levando-os a um entendimento e tomada de consciência do ser artista, de que forma se dá a criação e elaboração de uma obra de arte, seus processos e sua arquitetura sensível.
Serão abordados conteúdos profissionalizantes como: montagem de portifólio, novas mídias de inserção, mercado nacional e internacional, circuito institucional e processos de legitimação, etc.
Além do trabalho desenvolvido em sala de aula, serão realizadas visitas aos ateliês dos alunos.

Público Alvo | O curso é dirigido a todos que se interessam pelo processo criativo. Artistas, pesquisadores, professores e demais interessados em experimentar novos suportes para suas ideias ou poéticas.

Início | 19 de outubro de 2010

Dia dos encontros semanais | terça-feira

Horário | das 14 às 17h

Duração | 6 meses

Mensalidade | R$ 120,00

Local | Museu do Estado de Pernambuco - Recife

Informações | 3184-3174 / 9955-2323

Inscrições | enviar carta de intenção para o e-mail carlosmeloart@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário