quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Workshop de tabla árabe (derbak) em Recife - Setembro e Outubro de 2010

Acontece esse e no próximo mês o workshop de Tabla Árabe (Derbak) com o professor Ives Al Sahar. O objetivo de Ives neste workshop é ensinar as técnicas do Derbak dentro do contexto da percussão árabe, oportunizando informações para todos os que desejam ter um primeiro contato com as técnicas e aplicações do instrumento. A sua metodologia é baseada no método oriental de ensino conhecido por dhikr, processo intuitivo que se dá através da repetição e memorização das técnicas e ritmos vivenciados passo a passo. Teoria e prática se misturam e ter por base o livro: Método Intuitivo para Tocar Derbak, o primeiro do Brasil de autoria do próprio professor Ives Al Sahar. Os alunos vivenciarão todo o conteúdo programado com base na prática musical.
Em seu planejamento de aula a transparência em compartilhar existe e é característica do caráter deste músico e professor. Cada aluno terá que manusear o instrumento e executar suas notas e, assim, ter como referência o professor dentro de um contato pessoal para trabalhar com os ritmos árabes. Posicionamento do instrumento e do músico para prática do derbak, notas fundamentais, estouro ou sak, coordenação da mão direita e esquerda, aplicação de ornamentos são pontos a serem estudados no workshop, além de um vasto repertório cultural que Ives Al Sahar traz em torno da cultura árabe no mundo.

Programação: dias 22 e 23 de setembro no Conservatório Pernambucano de Música com duração de 08 horas, no turno da tarde de 13h30 até 17h30, mais apresentação no dia 22 de setembro de Ives Al Sahar com a participação da bailarina Mell Borba, às 19h30.
01 de outubro outro workshop na Casa Árabe em Olinda, Ouro Preto, com duração de 04 horas, das 8h às 12h. Apresentação de Ives Al Sahar com a bailarina Mell Borba e convidados na Casa de Chá (Olinda), às 20h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário