sábado, 3 de setembro de 2011
Conhecendo a História através dos Museus
O Projeto Conhecendo a História através dos Museus, versão 2011, realizado com os alunos da Escola Estadual Ariano Suassuna, Recife-PE
– tem sido realizado em conjunto pelos professores de história, geografia, língua portuguesa, matemática e biologia, tem por objetivo pesquisar a criação e exploração de estratégias lúdicas no processo de ensino e aprendizagem da história e da sociologia durante visitas orientadas em exposições didáticas organizadas para alunos do Ensino Médio. Com o intuito de aproximar o educando e a comunidade da história do Estado e do País por meio da realização de visitas a museus.
O grupo de alunos e professores que participam do projeto tem sido isentados da taxa de visitação. As visitas contam com o acompanhamento de um monitor que media o contato dos alunos com o espaço. Há possibilidade da cessão de uma sala para realização de oficinas e atividades voltadas aos educandos, propostas conjuntamente pela equipe do Museu e de professores. O tempo previsto das visitações tem sido de uma hora à uma hora e meia.
Tendo como objetivos gerais:
- Desenvolver uma metodologia lúdica na educação em museus para o público em fase escola, visando a criação de experiências significativas;
- Resignificar para os alunos a experiência de uma visita a museu e dessa forma estimular o desejo de voltar a este e a outros espaços culturais;
- Ampliar, com qualidade, o tempo de permanência ativa dos alunos nas visitas orientadas às exposições;
- Desenvolver a formação dos alunos para o uso da metodologia proposta;
- Propiciar uma visita lúdica e formativa;
- Estimular o hábito da visita a museus e instituições culturais;
- Contribuir para o resgate da história do município e do Estado;
- Apresentar noções de patrimônio;
- Desenvolver princípios de educação patrimonial junto aos educandos;
- Desenvolver a noção de consciência histórica;
- Fomentar o senso crítico dos alunos;
- Contribuir para o exercício pleno da cidadania.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário