quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Festival de Vídeo de Pernambuco - 2012




O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, e a Fundação de Cultura Cidade do Recife lançam convocatória para o 14º Festcine – Festival de Vídeo de Pernambucano.


Entre as novidades da edição 2012, destaque para o aumento dos prêmios das duas mostras competitivas (geral e de formação), que chega à marca histórica de R$ 73,5 mil, quase o dobro da premiação total de 2011. Para incentivar a participação de realizadores do interior do estado, a nova edição do festival também vai arcar com as despesas de alimentação e hospedagem em Recife de um representante dos filmes concorrentes em cada mostra.

Nesta 14° edição, o Festival de Vídeo de Pernambuco, responsável por lançar grandes cineastas pernambucanos e pela difusão de obras independentes produzidas no estado, passa a agregar um novo nome: FESTCINE. A mudança incorpora a ideia de que, com os avanços tecnológicos no setor, não é mais o suporte que define o tipo de obra audiovisual, mas a linguagem. Além disso, dialoga com a tendência mundial de crescimento do cinema digital em detrimento da película.

O período de inscrição é de 16 a 25 de outubro. Podem concorrer os filmes independentes de curta metragem pernambucanos, finalizados entre 2010 e 2012, em digital e em 35mm, de até 20 minutos. As produções independentes devem ter sido realizadas por produtores e/ou diretores pernambucanos, filmadas aqui ou fora do estado, ou ainda por empresas brasileiras de produção independente, desde que sediadas em Pernambuco. Os inscritos deverão concorrer em duas categorias de Mostra Competitiva:a Geral, com documentários, videoclipes, ficções, experimental e animação; e a de Formação, que terá documentários e ficções, realizados por alunos de instituições de ensino como universidades, faculdades, colégios e também de cursos técnicos.


A seleção dos filmes, que acontece de 26 de outubro a 10 de novembro, será feita através de critérios como o argumento, a criatividade e a qualidade técnica e artística da produção. A comissão julgadora contará com profissionais indicados por entidades do setor como Associação Brasileira de Documentaristas e Associação de Cineastas (ABD-APECI); Fórum do Audiovisual; e Associação de Produtores e Cineastas do Norte e Nordeste (APCNNE) e a Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC), além dos indicados pela  Coordenadoria do Audiovisual da Secult-PE/Fundarpe e da Gerência de Audiovisual da PCR, que coordenam o festival.


Mais informações em: www.fundarpe.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário